Publicações Científicas

Idealizador

Giovanni Biffi

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (2011) e Pós-Graduação em Engenharia Web e e-Gov UFMT (2016). Experiência de programação web e desktop, liderança de equipe e inovação. Trabalha em consultoria e desenvolvimento de projetos para sistemas desktop e web, na modalidade Full Stack usando as tecnologias HTML, CSS, Javascript, PHP, Java e IDE Genexus.

Colaboradores

Orientadora

Eunice Nunes

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e Doutorado pela Escola Politécnica da USP (2014) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, área de concentração Sistemas Digitais, tendo sua tese focada na área de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Tridimensionais.

Coorientador

Cristiano Maciel

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008).

Publicações

Digital Government Society 2017

TRADIN: A Method for Transparent, Dynamic and Integrated Publication of Information

dg.o 2017: 18th Annual International Conference on Digital Government Research

7-9 de Junho, Universidade de Nova York, Colégio de Staten Island, Staten Island, NY, EUA

A conferência dg.o é um fórum estabelecido para apresentação, discussão e demonstração de pesquisa interdisciplinar sobre governo digital, participação política, engajamento cívico, inovação tecnológica, aplicações e prática. Cada ano, a conferência reúne pesquisadores reconhecidos pela natureza interdisciplinar e inovadora de seu trabalho, suas contribuições para a teoria (rigor) e prática (relevância), e seu foco em tópicos importantes e oportunos.

A 18ª Conferência Internacional Anual sobre Pesquisa do Governo Digital contará com o tema principal de “Inovações e Transformações no Governo”. Os avanços tecnológicos e o “movimento aberto de dados” têm sido um catalisador para inovações disruptivas no governo, causando uma repensação radical das suposições e expectativas tradicionais sobre como os governos devem funcionar e como a governança pode ser alterada. O fornecimento de bens e serviços públicos que foram considerados como funções centrais do governo pode agora ser iniciado e criado por cidadãos e / ou parceiros privados através de colaborações.

WTranS 2017

Método TRADIN: transparência governamental com a cooperação da economia digital

5º WTranS – Workshop de Transparência em Sistemas – realização: Sociedade Brasileira de Computação

2-6 de Julho, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil

O Workshop de Transparência em Sistemas é um fórum que visa agregar pesquisadores de diferentes áreas com interesse no tema de transparência dentro de um contexto computacional.

Este tema está ligado à movimentos que registram uma forte tendência na necessidade de considerar explicitamente a informação aberta em dados, processos e software que são de interesse de uma organização e da sociedade. Essa abertura no sentido de acesso à informação é um tema central no estudo do conceito de Transparência.