3 passos para manter contatos: WordPress e Mautic, não seja vítima das redes sociais

Essa dupla vai manter o seu conteúdo e os seus contatos. É super recomendado ler o post inteiro para depois fazer os tutoriais.

WordPress, seu site com infinitas possibilidades.
Mautic, seus contatos serão realmente seus.

Já ouviu alguém falar: “Não preciso de site, agora só trabalho com as redes sociais!” É aí que você se engana! E se o Facebook acabar? (nossa que ideia absurda!?) Lembra do Orkut? Não sei se é do seu tempo! É, Orkut acabou! O que aconteceu com a sua rede de contatos depois? E toda a informação que você tinha naquela rede social? Posts, fotos, etc? O que acontecerá com a sua rede de contatos se a rede social que você usa “desistir”? Ahhhh meu amigo(a) não se desespere! Este artigo vai ensinar você a manter os seus contatos em um ambiente que você controla. Bem-vindo(a) ao mundo digital ! (é inclusão digital de verdade! ) 😉

1 – Você precisa de um ambiente em nuvem

Hoje é cada vez mais comum ouvir falar de Cloud Computing (computação em nuvem), e a tendência é que estes ambientes sejam cada vez mais orientados a serviços, ou seja, inúmeros sistemas/aplicativos trabalhando em colaboração na nuvem (em algum lugar da internet).

Atualmente para ter um servidor em nuvem é muito barato, e temos uma infinidade de prestadores de serviços, os principais são: Digital Ocean, Google e Amazon AWS. Na Digital Ocean você consegue ter um servidor com configurações básicas por apenas U$5,00 dólares americanos por mês (na cotação de hoje aproximadamente R$24,00 com IOF e taxas de compras internacionais no cartão de crédito). Você vai contratar um serviço desses e vai hospedar todos os seus sistemas/aplicativos nesse serviço, inclusive suas informações/contatos em banco de dados. Veja como criar uma conta e contratar um droplet (servidor) linux na Digital Ocean: Criando Uma Conta Na DigitalOcean

2 – Contrate uma consultoria especializada para configurar seu ambiente ou faça você mesmo

Após adquirir um servidor em nuvem você precisará de um auxílio técnico para configurar o seu ambiente, e instalar as ferramentas que você precisa para trabalhar no dia-a-dia. Caso necessite, entre em contato conosco, podemos atender este tipo de serviço.

No entanto, se você tem um pouco de experiência técnica, recomendamos que faça a instalação do servidor de aplicação Apache, linguagem PHP e banco de dados MySQL. Esse tipo de ambiente poderá atender as principais aplicações Open Source (de código aberto/livre) da atualidade.

Na Digital Ocean temos este tutorial para instalação da pilha LAMP: Como instalar a pilha Linux, Apache, MySQL, PHP (LAMP) no Ubuntu 18.04

3 – Instale no seu ambiente o WordPress e o Mautic

WordPress?! Ahhh WordPress é para Blog! Calma chô mano! Você pode montar sites com qualidade excelente usando o WordPress, inclusive existem uma quantidade astronômica de plugins (partes que podem ser conectadas ao todo e habilitar novas funcionalidades) que podem ser instalados gratuitamente.

Hoje o WordPress é uma das ferramentas mais populares para construção de site no mundo! Este site aqui roda no WordPress. Você poderá publicar textos, fotos e uma infinidade de mídias! E quer saber o melhor? Tudo isso é seu! Se decidir mudar de serviço de nuvem, é só colocar tudo “na sacolinha” e fazer a mudança! O banco de dados é seu, como também todos os aplicativos configurados, todas as informações são suas! Lembra da transparência? TRADIN !

O tutorial para instalar rapidamente o WordPress no seu ambiente está aqui: Como Instalar o WordPress com LAMP no Ubuntu 16.04

E você deve estar perguntando, e esse bicho que chama Mautic?! Que 👿 é esse? Fica gelo! O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing digital! Você vai armazenar nesse aplicativo todos os seus contatos (leads), classificá-los por interesses e por interação com conteúdos postados. Tudo isso para que jovem?! Para vender algo ou fornecer conteúdo de valor para os seus contatos (público, clientes, etc). O Mautic você vai instalar usando o Putty (Oh locoooo, agora o cara me xingou!), aquele terminal que você acessa o seu servidor.

Se você estiver usando o Windows, vai usar o seguinte tutorial: How to Connect to your Droplet with PuTTY on Windows Caso esteja usando o Linux ou MacOS você poderá acessar via terminal.

Se você tem os conhecimentos técnicos intermediários em Linux, poderá assistir o vídeo no YouTube, que ensina realizar a instalação do Mautic: Aprenda Instalar Mautic

Com o Mautic instalado e configurado corretamente, você poderá enviar até 15.000 e-mails automáticos para sua lista de contatos e mantê-los atualizados de todos os seus conteúdos publicados nas redes sociais e no site, que é o principal! Vai poder também criar fluxos de propagandas programadas com data/hora para “alimentar” os seus contatos, fornecendo informações que os levem a ter interesse por seus produtos e serviços! Além da possibilidade de conectar o seu site WordPress com o Mautic, para ter acesso a estatísticas de acesso dos seus leads. Não é fantástico?! O seu ambiente, as suas informações, os seus contatos e se você quiser, as suas vendas!

Conclusão

Não perca tempo gerando conteúdo para as redes sociais! Traga a sua audiência das redes sociais para o seu ambiente! Seja livre para comunicar-se com quem você quiser! Da forma que você quiser e quando quiser! Tenha a possibilidade de vender e faturar, se você tiver vontade!

Caso não consiga realizar qualquer configuração do ambiente para iniciar os trabalhos com WordPress e Mautic, estamos aqui para te auxiliar! No menu, no topo desse site, vá na área contato e envie uma mensagem! Se preferir envie um e-mail! Ou até uma mensagem no WhatsApp! Você será atendido(a)!

Um forte abraço! Espero ter colaborado com o seu conhecimento! desejo abundância de tudo aquilo que te faça bem! Abraço! Até o próximo post! 🤓👍🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *